Educação Pré-escolar

Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Aprendendo a respirar...

Na 5ª feira, a Mónica voltou para mais uma sessão de yoga. Desta vez fizemos muitos exercícios de respiração.
Respirar corretamente, plenamente, é muito importante.  Quando inspiramos de forma profunda (como se estivessemos a cheirar uma flor) oxigenamos e energizamos o nosso corpo e quando prolongamos a expiração ( por exemplo soprando bolinhas de sabão) libertamos o dióxido de carbono e ao mesmo tempo relaxamos.
Inspirar e expirar é muito mais do que um mero processo de circulação do ar. Aprender a controlar e experienciar a respiração é uma ferramenta fundamental que contribui para o nosso bem estar a nível integral e ajuda à atenção e concentração. 


















Um livro que recomendo...




Um menino está inquieto e não consegue adormecer: “Não sei… sinto-me nervoso e a minha cabeça não deixa de pensar, pensar e pensar…”, diz à mãe. Fica dado o mote para que esta o ensine a respirar. Coloca-lhe um barquinho de papel sobre a barriga, pede-lhe que se imagine uma onda do mar e assim o leva a exercitar a respiração abdominal, prática que se vai perdendo à medida que crescemos.
Outros exercícios se seguirão, com pretextos e imagens que o miúdo compreende e a que facilmente adere: “encher balões”, “cheirar as rosas” ou, entre outros, sentir-se como uma “árvore que cresce”. Tudo caminhos para que a criança se ligue ao corpo e ao mundo e explore a sua interioridade.
Respira
Texto e ilustração: Inês Castel-Branco
Edição: Fragmenta
40 págs., 12,90€